
Clube de Jardinagem
Plantas com História – Clube de Jardinagem
Promover a consciência ecológica e hábitos saudáveis através de atividades de jardinagem na escola, integrando trabalho de grupo, pesquisa e valorização de espaços verdes.
O clube
A migração significativa, geração após geração, de pessoas do meio rural para os centros urbanos, incentivou a prática de hábitos menos saudáveis, como o sedentarismo e o consumo de alimentos muito processados ricos em açúcares, gorduras, aromas e conservantes.
A agricultura intensiva surge pela necessidade de suprir a crescente procura de alimento nas cidades. Esta agricultura defende-se de doenças e pragas com recurso a pesticidas que chegam depois à mesa do consumidor.
A importância das plantas não fica circunscrita aos alimentos. Elas contribuem para regular a temperatura do planeta, produzem o oxigénio, estão presentes na composição de medicamentos, fornecem energia, absorvem poluentes, são fonte de lazer, entre tantos outros benefícios. A horta como um espaço de biodiversidade.
A escola complementa os encarregados de educação, sendo a matriz que origina cidadãos responsáveis, conhecedores, competentes e também comprometidos com o ambiente.
Faz, por isso, todo o sentido, que na escola exista uma área dedicada ao cultivo de plantas para consumo, promovendo a produção de alimentos saudáveis e a prática de atividades ao ar livre.
Objetivo Geral
Desenvolver o sentido de pertença à escola e o sentido de responsabilidade e de iniciativa, relacionando a prática da atividade ao ar livre com a promoção de uma vida saudável.
Objetivos Específicos
− Estimular o trabalho de grupo;
− Articular a prática da jardinagem com trabalho de pesquisa;
− Valorizar o espaço da escola, desenvolvendo o sentido estético nos espaços ajardinados e a importância dos espaços verdes na paisagem;
− Estimular o trabalho de grupo.
Atividades a desenvolver
- Manutenção dos espaços ajardinados da escola;
- Manutenção da horta;
- Campanha de recolha de plantas: “Trás uma planta também…”;
- Realizar o concurso “O melhor canteiro”, aberto a todos os alunos, professores e encarregados de educação (com regulamento a definir);
- Continuação do projeto “AgroEscolas”;
- Continuação da participação no projeto da Ciência Viva – aprender fora da sala de aula – Desafio: Polinizadores em ação, para promover a conservação dos insetos polinizadores, e “os pátios”;
- Articulação /colaboração com o projeto Erasmus+KA220, “Green Actions for a New Sustainable and Inclusive European Citizenship”;
- Participação em atividades/concursos que surjam ao longo do ano letivo.
Professor dinamizador
Albertina Ramos
Atividades



